Cursista :Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora :Vanja Marina Prates
Turma :3
Unidade :IVCURRÍCULO,PROJETOS E TECNOLOGIAS
Cidade e data :Campo Grande,26/8/2010.MS.
Unid4_Ativ7A.RELATO DE EXPERIÊNCIA.FÓRUM
ALFABETIZADORES E ALFABETIZANDOS USAM A MÚSICA PARA A LEITURA DE MUNDO E DAS PALAVRAS.
Introdução
Organizar uma coletânea de músicas para um trabalho de reflexão sobre suas mensagens que na maioria das vezes ouvimos e não refletimos sobre a leitura de mundo que ela nos proporciona.
Alguns dos objetivos educacionais que baseiam nossa prática pedagógica são:Formar cidadãos críticos,participativos na sociedade,promovendo uma alfabetização de qualidade, priorizando sempre ações educativas que levem os/as alfabetizando/as a tornarem-se sujeitos do processo .
Metodologia
Nossa prática educativa fundamenta-se no método Paulo Freire, por percebermos na educação elementos indispensáveis às mudanças sociais. Temos como método o princípio dialógico por percebermos a necessidade de uma relação dialética entre alfabetizadores e alfabetizando o que vem promover a construção coletiva do conhecimento a partir da leitura de mundo em seguida realizamos leitura das palavras. Como estratégia metodológica realizamos uma oficina pedagógica
com todos os alfabetizadores, monitores e coordenadores. Em seguida ocorre a
efetivação do planejamento nas salas de aulas, onde se trabalha um “tema gerador” através de uma música que aborda o assunto. Em seguida, é feita uma leitura e reflexão, bem como atividades interdisciplinares abordando o conteúdo proposto
pelo alfabetizador.Nessas atividades são explorados elementos que ampliam a visão
de mundo, a fim de promover o resgate da cidadania.
A avaliação: é feita de forma, sistemática, contínua e não classificatória.
Resultados
As ações sócio-educativas dessa experiência tem propiciado o alcance dos objetivos esperados, além da construção de alguns princípios éticos, morais, elaborados com a ajuda da música no processo ensino-aprendizagem:São eles:cooperação, respeito, diálogo,cidadania, dignidade e solidariedade.
Conclusões
Este trabalho educativo tem promovido uma alfabetização significativa. Este sucesso pode ser atribuído ao engajamento, disponibilidade e criatividade de todos os alfabetizadores que não têm medido esforços para trabalharem com dinamismo e
Acreditando que “ensinar exige querer bem ao educando, exige comprometimento e a convicção de que a mudança é possível(FREIRE;1988,85).
Esta experiência tem nos ensinado a saber aprender uns com os outros e que o educador precisa estar constantemente renovando suas práticas criando e recriando e recursos instrumentos para conduzir uma experiência de sucesso, onde aprender promove a esperança do saber fazer e junto com a tecnologia teremos mais sucessos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário