Cursitas:Leonides Nabhan Rodrigues.
Tutora:Vanja Marina Prates.
Turma :3.
Unidade: IV.Currículo,Projetos e Tecnologias.
Cidade e data :Campo Grande 26/8/2010.MS.
Unid.IV.Ativ6.Plano de aula reelaborado.postar na bibliotec
Tema do Projeto: Eu , Você e o Universo.
Conteúdos Curriculares Envolvidos: Teorias do surgimento do Universo; habitantes da Terra; Diversidade cultural; Uso refletido da técnica e da tecnologia ao longo do tempo; Surgimento do homem; Teorias da evolução; Sistema solar; Orientação e localização da Terra no espaço; Relações entre passado e presente; Linha do tempo; Transformações naturais e modificações feitas pelo homem no planeta Terra; Sociodiversidade dos povos, Evolução dos transportes, comunicação, tecnologia e organização social; Consumismo, mídia e propaganda; Conquistas espaciais e pesquisas científicas; Invenções (ex: do fogo ao satélite); Recursos naturais; Biomas; Problemas ambientais; Extinção das espécies; Ciclos da matéria; Hábitos preservacionistas; Globalização; Valores humanos; etc.
Número de alunos participantes: 475 alunos do 1º ao 6º ano.
Numero de professores envolvidos: 22 professores, 4 coordenadores e diretora
Tecnologias e mídias utilizadas: livros didáticos e de pesquisa, jornais, revistas, aparelho de som,CD, DVD, vídeo, TV, computadores, internet, retroprojetor (planetário), dentre outros. Sendo que estes recursos, principalmente os computadores e a internet, podem contribuir muito na aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos permitem a interação direta dos alunos com os temas em estudo.
Duração do Projeto: Fevereiro à dezembro de 2009.
Atitudes dos alunos:
- Evidenciar o resgate dos valores humanos de solidariedade, respeito, justiça, amizade, compreensão, companheirismo, aceitação das diferenças, etc.
- Conhecer melhor o mundo em que vive compreendendo como suas atitudes podem interferir no mesmo, trazendo benefícios ou malefícios.
- Mudanças de atitude em relação ao meio-ambiente, procurando evitar o desperdício, reutilizando materiais, incentivando a reciclagem, etc.
• Saber utilizar as informações da mídia e os avanços tecnológicos com cautela e sabedoria, aproveitando somente aquilo que lhe traga benefícios.
Outros aspectos:
Visitas: Planetário, Embrapa, Zoológico, Museu antropológico, memorial do Cerrado, Áreas de preservação ambiental, etc.
Recursos Materiais: jogos, bingos, vídeos, letras de músicas, mapas, globos, materiais cartográficos, documentos históricos, antiguidades, etc.
Outras Metodologias: leitura de diversos tipos de texto, reescrita e produção de novos textos, análise de filmes, cantar, ler,dançar e fazer paródias de músicas que envolvam o tema, Realização de gincanas, campeonatos, debates, seminários, palestras, entrevistas, relatórios, dramatizações, envolvendo os temas estudados no projeto.
Avaliação: A avaliação do projeto será contínua, observando todas as atividades desenvolvidas, seu rendimento e os aspectos falhos, para planejamento de outras atividades que venham atender as reais necessidades dos alunos. A cada trimestre, teremos um momento maior de avaliação com envolvimento de todos os alunos e professores, para constatar os avanços e replanejar as próximas atividades.ANÁLISE DOS DADOS PESQUISADOS
Segundo Maria Elisabete Brisola Brito Prado em seu texto - Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias, existem 3 (três) aspectos importantes que devem ser observados ao se trabalhar com projetos, são eles:
• Possibilidades de desenvolvimento dos alunos;
• As dinâmicas sociais do contexto;
• Possibilidades de mediação pedagógica.
Observando os dados coletados neste projeto que está sendo desenvolvido na escola em que trabalho, pude perceber que estes aspectos foram contemplados, se não em sua totalidade, mas pelo menos em alguns pontos.
Dentro das possibilidades de desenvolvimento dos alunos este projeto contemplou a integração dos conteúdos de diversas áreas, permitindo a interdisciplinaridade, portanto envolveu todos os professores numa mesma temática. Propiciou também aos alunos a reconstrução do conhecimento, uma vez que possibilitou aos mesmos, novas formas de aprender tendo contato com diversas mídias e tecnologias, como também permitiu a produção dos alunos em relação aos temas estudados, facilitando assim a co-autoria. Entretanto alguns pontos podem ser melhorados, como: o uso da tecnologia com novas metodologias e os momentos de atividades de produção dos alunos,
As dinâmicas sociais no contexto deste projeto, podem ser evidenciadas nas atitudes que se esperam dos alunos, tais atitudes foram previstas ao se montar o projeto, mas não é fácil conseguir resultados positivos com todos os envolvidos. Percebo que a maioria dos alunos tem demonstrado desenvolvimento satisfatório em sua aprendizagem em relação aos temas estudados no projeto, bem como na inter-relação com o grupo, mas sempre tem aqueles que apresentam dificuldades de compreensão, e às vezes desinteresse pelo tema, ou pelas atividades desenvolvidas, dificultando assim o atendimento dos objetivos em sua plenitude. Quando se constatam estes casos, devemos replanejar nossas ações.
Já em relação as possibilidades de mediação pedagógica, percebi que ao propormos este projeto para os alunos, levantamos um problema a ser estudado, dúvidas a serem elucidadas e possibilitamos a descoberta de novos caminhos e soluções para os problemas encontrados, sendo assim a intencionalidade do projeto foi atendida, porém em relação as práticas pedagógicas que prevê o professor como mediador entre o aluno e o conhecimento, ainda tem que ser repensada, pois alguns professores ainda tem dificuldades em inovar, buscar outros caminhos, viabilizar aos alunos meios de desenvolverem seus próprios projetos, recontextualizando aquilo que aprendeu e estabelecendo relações entre os conhecimentos, ampliando significativamente sua aprendizagem. Isto dificulta então o atendimento da intencionalidade do projeto e conseqüentemente o atendimento dos objetivos dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário