sábado, 25 de setembro de 2010

BLOCO DO PASSO TRABALHO DO PROF.LUCAS CIATTA.


MOD.III.Ativid.3.1 Esse trabalho do prof.Lucas Ciatta com o bloco do passo inspira idéias de como podemos trabalhar nas escolas utilizando as mídias digitais , mesmo que cada participantes do bloco faz movimentos diferentes com, computadores podemos fazer coisa semelhante , delegando a cada menbro do grupo atividades diversas , chegando ao objetivo que é todos e de cada um . Desenvolvendo na escola um trabalho que resultara em aprendizagem e experiência diversificadas com os alunos mesmo sendo com turmas dierentes .Eu gostei muito desse vídeo.MOD.III.Ativid.3.1 Esse trabalho do prof.Lucas Ciatta com o bloco do passo inspira idéias de como podemos trabalhar nas escolas utilizando as mídias digitais , mesmo que cada participantes do bloco faz movimentos diferentes com, computadores podemos fazer coisa semelhante , delegando a cada menbro do grupo atividades diversas , chegando ao objetivo que é todos e de cada um . Desenvolvendo na escola um trabalho que resultara em aprendizagem e experiência diversificadas com os alunos mesmo sendo com turmas dierentes .Eu gostei muito desse vídeo.

ATIV.2.9-A/B- NAVEGANDO NA WIKIPÉDIA/WIKICIONÁRIO.

NÃO CONHECIA OS SITES , MAIS ACHEI INTERESSANTE E DE GRANDE AUXÍLIO EM NOSSO FAZER PEDAGÓGICO ,SUGIRO QUE TODOS FAÇAM ESSA NAVEGAÇÃO QUE MUITO IMPORTANTE ADOREI.

PROJETO-ATIVIDADE-2.6B

Atividade-6B - Meu projeto ainda encontra -se em andamento , mas pelo que já fiz até o momento está ficando bom o desenvolvimento das atividades com os alunos têm sido uma experiência ótima onde todos se envolve a troca de experiências de forma colaborativa buscando aprimorar habilidades e competências.


--------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 2.4-FÓRUM.

APESAR DE PASSAR MUITAS DIFICULDADES EM COMO FAZER AS POSTAGEM DAS ATIVIDADES , ESTOU MAIS ANIMADA AGORA , POIS ESTOU CONSEGUINDO FAZER E POSTANDO DO MEU JEITO , GRAÇAS A DEUS ESTÁ DANDO CERTO , UMA PENA QUE O MEU TEMPO É POUCO E ESTOU EM ATRASO COM AS ATIVIDADES , MAS ESTOU ME ESFOÇARNDO PARA COLOCÁ-LAS EM DIA.

COMENTÁRIOS DO FÓRUM.

TODAS AS ATIVIDADES FICARAM IDÊNTICAS , MAS O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI A DIVERSIDADE DOS COMENTÁRIO , SOBRE COMO O HIPERTEXTO VEM NOS AUXILIAR EM NOSSO FAZER PEDAGÓGICO E O DO COLEGA MARCIO ANTUNES FALA MUITO NISSO.

CAMINHOS NAVEGADOS.

ATIVIDADE2.1. CAMINHOS/NAVEGADOS.

QUANTO A NAVEGAÇÃO NÃO TIVE PROBLEMAS , POIS OS SITES SÃO INTERESSANTES DOS TRÊS QUE NAVEGUEI DOIS TEM UM DIRECIONAMENTO PARA A EDUCÇÃO , DANDO SUPORTE E AUXILIANDO NAS AULAS COMO COMPLEMENTO , ISSO É ÓTIMO , SÓ QUE O TEMPO QUE NÓS TEMOS SÃO CURTOS , NAVEGAR A DERIVA É MUITO BOM MAS SE DIRECIONADO FICA MELHOR AINAD COM O TIPO DE PESQUISA A SER FEITO.

A FALA DO PROF.DR LADISLAU SOBRE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.

Apos observar a fala do prof. Dr Ladislau no que diz sobre a inovação tecnológica , devemos acompanhar o desenvolvimento para que nossos alunos sejam cidadãos críticos. A utilização inovadora destes recursos em rede está contribuindo para dinamizar nossas aulas , motivar nossos alunos , encotrar caminhos para uma educação humanista mais flexível, atraente e eficiente.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

AMOSTRAS DE ATIVIDADES -AULAS DE REFORÇO.

VAGANDO PELO WIKCIONÁRIO.

Cursista: Leonides Nabhan Rodrigues.
Tutora:Vanja Marina Prates.
Turma:3
Unidade:I
Atividade 2.9-B_ Vagando pelo wikcionário.
Realmente a primeira pagina é muito parecida com a wikipédia, Quando acessei consta no wikcionário que são 62.800 entrada na versão em português e em mais outros 600 idiomas achei interessante prova que o site é muito freqüentado para pesquisa.
Pesquisei alguns temas comuns e observei que além da definição tem também a classe gramatical das palavras, a imagem. Quando e definição de algum Estado aparece além do conceito o mapa e a bandeira, nome das cidades,com suas bandeiras é muito rico para trabalhar com nossos alunos.Quando visitei alguns verbos como: chover,tem o conceito e exemplo de frases,o verbo ter foi legal surgiu o conceito a conjugação do verbo e a classe gramatical, gostei!
Verbetes Típicos da minha região:
• Taboca= Substantivo ta.bo.ca feminino(Brasil) (Botânica) espécie de bambu ,estabelecimento de pequeno negócio
Etimologia Do tupi ta'woka (planta oca, cana).
• Buriti doce tradicional do estado de Minas Gerais (Brasil ); é feito com a polpa de coco da palmeira chamada buriti.

VAGANDO PELA WIKIPÉDIA.

Cursita: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina prates
Unidade:2-Vagando pela Wikipédia
Campo Grande , 02 de julho de 2010.
Ativ:2.9A-Vagando pela Wikipédia, postar na biblioteca.
Acessei o links, achei muito interessante, pois, os alunos terão oportunidades para saber os significados das palavras em todos os idiomas com definições e traduções em português, com certeza poderá ser usado como um valioso recurso didático na prática pedagógica.
Tem o dicionário ilustrado, além de saber o significado das palavras poderão ver as imagem os alunos terão oportunidades de conhecer o significados das palavras e sua classes gramaticais. Achei muito interessante quando pesquisei sobre verbete, encontrei todos os termos que procurei, eles estão bem definidos, verbetes pesquisadas: Carro-de-boi,cidade pequena Alto Paraíso –Goiás e cidade grande São Paulo frutas murici.

PROJETO AULAS DE REFORÇO.

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora:Vanja Marina Prates
Turma (3)
Unidade: 1-(Tecnologia na sociedade , na vida e na escola)
Cidade e data
Atividade-8 postar na biblioteca
PROJETO- AULAS DE REFORÇO
Campo Grande,02/6/2010.
O projeto será desenvolvido na E.E. Zélia Quevedo Chaves, com as salas do 1º ao 9º ano.
Durante o ano serão desenvolvidas atividades diversificadas conforme a necessidade dos aluno
As atividades possibilitaram a integração entre os educandos.
Esse trabalho apresentara resultado no final de cada bimestre.

ANÁLISE DO TRABALHO POR PROJETOS.

CURSISTA: LEONIDES NABHAN RODRIGUES.
TUTORA; VANJA MARINA PRATES.
TURMA:3
ATIVIDADE: 8 – TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA.
ANÁLISE DO TRABALHO POR PROJETOS.

NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER.
PROJETOS BEM SUCEDIDOS , DE FORMA GERAL DE ENSINAR E APRENDER , UMA VEZ ESTABELECIDOS OS PLANOS , NO ENTANTO A EQUIPE TEM GRANDE LIBERDADE PARA EXECUTÁ-LOS E TER SUCESSO DURANTE A SUA IMPLEMENTAÇÃO.

TRABALHO POR PROJETOS.

CURSISTA: LEONIDES NABHAN RODRIGUES.
TUTORA: VANJA MARINA PRATES.
TURMA : 3 –
UNIDADE: 1 – TECNOLOGIA NA SOCIEDADE , NA VIDA E NA ESCOLA.
ATIVIDADE: 7 – TRABALHO POR PROJETOS.
UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO POR PROJETOS É A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO NAS DEFINIÇÕES DOS OBJETIVOS A SEREM PESQUISADOS . COLOCA A NECESSIDADE DA RELAÇÃO ENTRE O PESQUISADOR E O OBJETO DE PSQUISA COMO UMA RELAÇÃO DE PAIXÃO: “O TRABALHO DEVE SER ASSUMIDO NO DESEJO”. PARA QUE ESTA RELAÇÃO ACONTEÇA, É NECESSÁRIA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS PESQUISADORES NAS DEFINIÇÕES DAS METAS DO TRABALHO, A PONTA A POSSIBILIDADE DE ESCOLHA DE TEMAS PARA O TRABALHO, DESDE QUE ESTE SEJA ESCOLHIDO EM COMUM ACORDO COM O PROFESSOR E ALUNOS.

DIVULGANDO PROJETOS.

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: vanja marina prates
Turma : 3
Unidade: 1, Tecnologia na sociedade , na vida e na escola.
Cidade e data :campo grande, 02 de junho de 2010

DIVULGANDO PROJETOS
E.E.PROF. ZÉLIA QUEVEDO CHAVES.
Atividade :7- postar na biblioteca

PROJETO-AULA DE REFORÇO

TEMA: UM COMPROMISSO DE TODOS.

Público envolvido: Professores do 1º ao 9º ano.
Alunos contemplados do 1º ao 9º ano.
Disciplinas: Todas

Objetivos gerais:
O trabalho na escola deve envolver toda a comunidade escolar;
O uso das tecnologias vem favorecendo e mudando o rumo para novos conhecimentos ,
com o computador , internet,data show, aplicando atividades inovadoras.

Objetivos específicos:
Estimular os alunos a localizarem os erros;
Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;
Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial

Justificativa;
Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem , preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos. O acompanhamento do professor junto aos alunos deve ser contínuo e diagnosticador , pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia. O trabalho de reforço, vem de encontro á proposta da “ESCOLA IDEAL”, ou seja , trabalhar coletivamente , reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem”e a “descobrir”o seu potencial.

Estratégias:
Sabemos e temos a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor ser um agente ativo , mediador entre aluno e conhecimento , ser responsável pela sua formação e sua aprendizagem.
Tempo de Aplicação: 12 meses.

Avaliação:
É preciso estar seguro e certo de que o que está ensinando é correto e que o aluno está assimilando. Esse trabalho é contínuo e interdisciplinar , portanto estamos dando o ponta pé inicial , a sequência do mesmo deverá acontecer durante o ano letivo.

O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

CURSISTA: LEONIDES NABHAN RODRIGUES
TUTORA : VANJA MARINA PRATES
TURMA:3
UNIDADE: 1
ATIVIDADE: 6
O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS , COMO FERRAMENTA , MELHORA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA . PROPICIA REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA UTILIZADA , FAZENDO REPENSARMOS EM NOVAS ESTRATÉGIAS PARA NÃO VOLTARMOS AOS ANTIGOS MÉTODOS DE ENSINO , PRIORIZANDO SEMPRE QUE POSSÍVEL , O USO DA INFORMÁTICA . A ESCOLA NÃO PODE FICAR ALHEIA AO QUE TALVEZ CONSTITUA O PRINCIPAL AGENTE EDUCATIVO DOS DIAS ATUAIS: OS NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO.

TECNOLOGIA NA SOCIEDADE NA VIDA E NA ESCOLA

CURSISTA: LEONIDES NABHAN RODRIGUES
TUTORA: VANJA MARINA PRATES
TURMA: 3
UNIDADE: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE , NA VIDA E NA ESCOLA.
ATIVIDADE:5
TEMA: PÁSCOA
OBJETIVO: QUE O ALUNO RECONHEÇA O SENTIDO E OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE-1 SEMANA.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA NA SALA DE INFORMÁTICA:
VÍDEO: A VIDA DE JESUS.
DENTRO DA SALA DE AULA: DESENHOS,LEITURA, ESCRITA DOS SÍMBOLOS DA PÁSCOA (OVO.COELHO,VELA,CRUZ).
LEITURA DO LIVRO:”O COELHINHO NÃO ERA DA PÁSCOA.
MÚSICA: COELHINHO DA PÁSCOA .
ESTUDO DAS PALAVRAS-CHAVES, SÍLABAS , LETRAS, CRUZADINHASE CAÇA-PALAVRAS.
OPINIÃO PESSOAL: PENSO QUE COM ESSES TIPOS DE ATIVIDADES, ÁS CRIANÇAS APRENDEM COM MAIS ATENÇÃO E ADQUIRA O ATO DE BOAS AÇÕES DE FORMA ESPONTÂNEA E ROTINEIRA.

QUEM SOU EU COM PROFESSOR E APRENDIZ?

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina Prates
Turma:3
Unidade: I
Cidade e data Campo Grande/MS.
Unid-I Ativ-1 Quem sou eu como professor e aprendiz ?postar n
Quem sou eu como professor e aprendiz?

Como professora, procuro nos momentos certo fazer com desperte a curiosidade do aluno, com desenvolvendo seu espírito crítico formando cidadãos capazes de tomarem suas próprias decisões, dentro da escola e da sociedade em que vive,fazendo com que interaja com a natureza e o mundo.estou sempre em busca de novos conhecimentos para passar aos alunos,faço a mediação entre eles para que descubram suas próprias respostas e a cada dia eu aprendo mais com as atividades desenvolvidas como: exposições,gincanas,seminários,gincanas,teatros etc. Cada ano busco uma inovação para melhorar a metodologia de trabalho, com diferentes técnicas no desenvolvimento das minhas aulas. Nós professores, estamos sempre buscando e adquerindo novos métodos e adaptando em nosso currículo para que fique cada vez mais perto da realidade atual; trabalhando , afetividade,relacionando valores e humanização. Jamais uso planejamento anteriores como: trabalhos, provas entre outras atividades. No final de cada ano faço uma atividade de sondagem do que gostaram ou não das aulas, peço sugestões para melhorar no ano seguinte. Isto requer um professor ativo, prático, que lidam com o mundo real. Daí a necessidade de sermos eternos aprendizes, que querem uma reconstrução da prática pedagógica. Devemos estar nos reavaliando sempre.
Sempre em busca de inovações , a tecnologia é uma delas que veio inovar nosso dia a dia.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

BENÇÃOS SEM MEDIDA...

"Eu profetizo sobre a tua vida bênçãos sem medida e a provisão do Senhor Jesus a cada dia, e que se cumpra na tua vida a Palavra do Senhor que diz: "... O Senhor é meu pastor e nada me faltará...." [Salmo 23] Pois você é especial, o seu foco enquanto educadora é dividir para multiplicar, ou seja quando você divide, podemos multiplicar o trabalho e alcançar nosso maior objetivo que é educar e ensinar de forma prazerosa. Obrigado por cada idéia compartilhada minha querida, fique na Paz e seja abençoada em nome de Jesus!".

Amém querida! É tudo que eu e minha família precisávamos ouvir hoje, continue deixando Deus te usar assim desta maneira...

É um prazer poder ajudar a todos vocês!!! Deixe um recadinho!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

RELATO DE PROJETOS DE TRABALHO.

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina Prates
Turma :3
Unidade: IV_Currículo, Projetos e tecnologia
Cidade e data :Campo Grande,27/8/2010.MS.
UnidIV_Ativ6A_RELATO DE PROJETOS DE TRABALHO.Fórum
Atividade Relato de projetos de trabalho
Relato de um projeto desenvolvido :
O projeto que passo a relatar foi feito em grupo com o tema “Trabalhando com textos do escritor ZIRALDO”.
Foi trabalhado a leitura de livros do referido autor,charges e a história do mesmo, sendo que os alunos deveriam declamar poemas com destaque para o FLICTS, o livro sobre o qual os alunos fizeram uma pequena encenação.
O projeto contou com a participação de toda a escola e todas as séries ( 4º ao 9º ano).
Tecnologias utilizadas: computadores para pesquisa sobre a vida e obra do autor na internet, utilização da biblioteca da escola para pesquisa e leitura dos livros do autor. Para desenvolver o projeto foi necessário a utilização de câmara digital, DVD, filmadora, data show.
Atividades desenvolvidas: motivação inicial sobre as histórias conhecidas, obras; escolha e leitura de poemas; análise dos recursos vi auditivos do poema “FLICTS” de Ziraldo,
Os alunos visitaram um site que tinha ilustrações e fundo musical que reproduzem os passos de dança de uma cor; resposta oral e escrita a um questionário sobre o poema; projeção de vídeo sobre a biografia do autor do poema; recital para a própria sala de aula; recital para outros professores e apresentação para toda a escola. Para a apresentação da encenação foram confeccionado roupas de acordo com a história e as cores relatadas no poema.
O projeto envolveu toda a escola no decorrer do desenvolvimento também houve apresentações teatrais de sua principal obra o menino maluquinho,assistiram filme, desenvolveram jornal, quebra- cabeça e outras atividades.
Estratégias criadas pelos alunos: representação do Flicts dançando e encenando enquanto o narrador ia lendo o poema; declamação de poemas para outras turmas de alunos.
Atitudes e procedimentos mobilizados: desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de forma integrada, participativa e descontraída, compreensão do espaço escolar como espaço de criação, vivência e crescimento social, valorização do espírito de grupo e companheirismo.

sábado, 4 de setembro de 2010

Currículo desenvolvido na ação.

Cursitas:Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina Pratesco
Turma:3
Unidade: IV Currículo , Projetos e tecnologias.
Campo Grande,27/8/20.MS.
Unid4_ATIV6B.CURRÍCULO DESENVOLVIDO NA AÇÃO.FÓRUM.
Curriculo desenvolvido na ação
Foi muito pertinente e gratificante desenvolver este projeto com os alunos, pois através do mesmo foi possível desenvolver nos alunos o gosto pela leitura e ao mesmo tempo colaborar no enriquecimento do seu vocabulário promovendo através da prática o incentivo à leitura, à criatividade e resgatar os clássicos infantis.
As contribuições das novas mídias foram fundamentais, pois os alunos pesquisaram sobre o autor no material disponível na biblioteca e na internet,r. Assistiram alguns vídeos e puderam desenvolver sua imaginação, realizando a encenação do livro escolhido pela turma. Toda organização foi elaborada pelos mesmos desde a escolha do narrador, a quem representaria cada cor, todos se envolveram de modo muito gratificante.
As disciplinas abordadas nesse projeto foram Língua Portuguesa, Artes, Literatura Infantil, Educação Religiosa, Geografia e também a Matemática uma vez que fizeram a distribuição das cores de quem as representariam e a divisão dos continente e países.
Durante o desenvolvimento do projeto, percebi que o mesmo cresceu perpassando os limites previstos no plano, em virtude do grande interesse demonstrado pelos alunos sobre o assunto. As mídias e tecnologias utilizadas trouxeram grande motivação auxiliando de forma integrada o desenvolvimento dos trabalhos. Conceitos de consciência grupal e companheirismo foram desenvolvidos de forma satisfatória.
Este projeto pode envolver diversas disciplinas escolares em toda a escola, integrando conteúdos e destacando a função social da leitura e da escrita.
Além de favorecer o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, teve como objetivo ampliar conhecimentos específicos sobre alguns conteúdos relativos às diferentes disciplinas DISCIPLINAS disciplinas, a fim de que eles sejam compartilhados com todos os alunos da escola.

Relato de experiências.

Cursista :Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora :Vanja Marina Prates
Turma :3
Unidade :IVCURRÍCULO,PROJETOS E TECNOLOGIAS
Cidade e data :Campo Grande,26/8/2010.MS.
Unid4_Ativ7A.RELATO DE EXPERIÊNCIA.FÓRUM
ALFABETIZADORES E ALFABETIZANDOS USAM A MÚSICA PARA A LEITURA DE MUNDO E DAS PALAVRAS.
Introdução
Organizar uma coletânea de músicas para um trabalho de reflexão sobre suas mensagens que na maioria das vezes ouvimos e não refletimos sobre a leitura de mundo que ela nos proporciona.
Alguns dos objetivos educacionais que baseiam nossa prática pedagógica são:Formar cidadãos críticos,participativos na sociedade,promovendo uma alfabetização de qualidade, priorizando sempre ações educativas que levem os/as alfabetizando/as a tornarem-se sujeitos do processo .
Metodologia
Nossa prática educativa fundamenta-se no método Paulo Freire, por percebermos na educação elementos indispensáveis às mudanças sociais. Temos como método o princípio dialógico por percebermos a necessidade de uma relação dialética entre alfabetizadores e alfabetizando o que vem promover a construção coletiva do conhecimento a partir da leitura de mundo em seguida realizamos leitura das palavras. Como estratégia metodológica realizamos uma oficina pedagógica
com todos os alfabetizadores, monitores e coordenadores. Em seguida ocorre a
efetivação do planejamento nas salas de aulas, onde se trabalha um “tema gerador” através de uma música que aborda o assunto. Em seguida, é feita uma leitura e reflexão, bem como atividades interdisciplinares abordando o conteúdo proposto
pelo alfabetizador.Nessas atividades são explorados elementos que ampliam a visão
de mundo, a fim de promover o resgate da cidadania.
A avaliação: é feita de forma, sistemática, contínua e não classificatória.
Resultados
As ações sócio-educativas dessa experiência tem propiciado o alcance dos objetivos esperados, além da construção de alguns princípios éticos, morais, elaborados com a ajuda da música no processo ensino-aprendizagem:São eles:cooperação, respeito, diálogo,cidadania, dignidade e solidariedade.
Conclusões
Este trabalho educativo tem promovido uma alfabetização significativa. Este sucesso pode ser atribuído ao engajamento, disponibilidade e criatividade de todos os alfabetizadores que não têm medido esforços para trabalharem com dinamismo e
Acreditando que “ensinar exige querer bem ao educando, exige comprometimento e a convicção de que a mudança é possível(FREIRE;1988,85).
Esta experiência tem nos ensinado a saber aprender uns com os outros e que o educador precisa estar constantemente renovando suas práticas criando e recriando e recursos instrumentos para conduzir uma experiência de sucesso, onde aprender promove a esperança do saber fazer e junto com a tecnologia teremos mais sucessos.

Conceito de Currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues.
Tutora: Vanja Marina Prates.
Turma :3
Unidade: IV,Currículo , Projetos e Tecnolgias.
Cidade e data :campo Grande,26/8/2010.MS.
Unid4_Ativ7Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo. Biblioteca.

O currículo pode ser considerado um plano estruturado onde se encontram enunciados as principais finalidades, objetivos,conteúdos e linhas orientadoras do que se pretende ensinar.Integração curricular das TIC consiste na criação de situações de aprendizagem recorrendo às mesmas. O desenvolvimento de projetos tem que ser pensando na direção do aluno, pois o efeito positivo da integração da tecnologia só é visível quando os professores utilizarem com os alunos novos formalismos para tratar e representar a informação, apoiar os alunos a construir conhecimento significativo, para desenvolver projetos integrando criativamente as tecnologias no currículo.
É importante refletir sobre a forma como a tecnologia é integrada nas nossas escolas e apesar da aprendizagem dos alunos ser um dos pontos mais importantes para o professor, é essencial que os mesmos percebam o papel fundamental que desempenham na integração da tecnologia.

Plano de aula reelaborado.

Cursitas:Leonides Nabhan Rodrigues.
Tutora:Vanja Marina Prates.
Turma :3.
Unidade: IV.Currículo,Projetos e Tecnologias.
Cidade e data :Campo Grande 26/8/2010.MS.
Unid.IV.Ativ6.Plano de aula reelaborado.postar na bibliotec
Tema do Projeto: Eu , Você e o Universo.
Conteúdos Curriculares Envolvidos: Teorias do surgimento do Universo; habitantes da Terra; Diversidade cultural; Uso refletido da técnica e da tecnologia ao longo do tempo; Surgimento do homem; Teorias da evolução; Sistema solar; Orientação e localização da Terra no espaço; Relações entre passado e presente; Linha do tempo; Transformações naturais e modificações feitas pelo homem no planeta Terra; Sociodiversidade dos povos, Evolução dos transportes, comunicação, tecnologia e organização social; Consumismo, mídia e propaganda; Conquistas espaciais e pesquisas científicas; Invenções (ex: do fogo ao satélite); Recursos naturais; Biomas; Problemas ambientais; Extinção das espécies; Ciclos da matéria; Hábitos preservacionistas; Globalização; Valores humanos; etc.
Número de alunos participantes: 475 alunos do 1º ao 6º ano.
Numero de professores envolvidos: 22 professores, 4 coordenadores e diretora
Tecnologias e mídias utilizadas: livros didáticos e de pesquisa, jornais, revistas, aparelho de som,CD, DVD, vídeo, TV, computadores, internet, retroprojetor (planetário), dentre outros. Sendo que estes recursos, principalmente os computadores e a internet, podem contribuir muito na aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos permitem a interação direta dos alunos com os temas em estudo.
Duração do Projeto: Fevereiro à dezembro de 2009.
Atitudes dos alunos:
- Evidenciar o resgate dos valores humanos de solidariedade, respeito, justiça, amizade, compreensão, companheirismo, aceitação das diferenças, etc.
- Conhecer melhor o mundo em que vive compreendendo como suas atitudes podem interferir no mesmo, trazendo benefícios ou malefícios.
- Mudanças de atitude em relação ao meio-ambiente, procurando evitar o desperdício, reutilizando materiais, incentivando a reciclagem, etc.
• Saber utilizar as informações da mídia e os avanços tecnológicos com cautela e sabedoria, aproveitando somente aquilo que lhe traga benefícios.
Outros aspectos:
Visitas: Planetário, Embrapa, Zoológico, Museu antropológico, memorial do Cerrado, Áreas de preservação ambiental, etc.
Recursos Materiais: jogos, bingos, vídeos, letras de músicas, mapas, globos, materiais cartográficos, documentos históricos, antiguidades, etc.
Outras Metodologias: leitura de diversos tipos de texto, reescrita e produção de novos textos, análise de filmes, cantar, ler,dançar e fazer paródias de músicas que envolvam o tema, Realização de gincanas, campeonatos, debates, seminários, palestras, entrevistas, relatórios, dramatizações, envolvendo os temas estudados no projeto.
Avaliação: A avaliação do projeto será contínua, observando todas as atividades desenvolvidas, seu rendimento e os aspectos falhos, para planejamento de outras atividades que venham atender as reais necessidades dos alunos. A cada trimestre, teremos um momento maior de avaliação com envolvimento de todos os alunos e professores, para constatar os avanços e replanejar as próximas atividades.ANÁLISE DOS DADOS PESQUISADOS
Segundo Maria Elisabete Brisola Brito Prado em seu texto - Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias, existem 3 (três) aspectos importantes que devem ser observados ao se trabalhar com projetos, são eles:
• Possibilidades de desenvolvimento dos alunos;
• As dinâmicas sociais do contexto;
• Possibilidades de mediação pedagógica.
Observando os dados coletados neste projeto que está sendo desenvolvido na escola em que trabalho, pude perceber que estes aspectos foram contemplados, se não em sua totalidade, mas pelo menos em alguns pontos.
Dentro das possibilidades de desenvolvimento dos alunos este projeto contemplou a integração dos conteúdos de diversas áreas, permitindo a interdisciplinaridade, portanto envolveu todos os professores numa mesma temática. Propiciou também aos alunos a reconstrução do conhecimento, uma vez que possibilitou aos mesmos, novas formas de aprender tendo contato com diversas mídias e tecnologias, como também permitiu a produção dos alunos em relação aos temas estudados, facilitando assim a co-autoria. Entretanto alguns pontos podem ser melhorados, como: o uso da tecnologia com novas metodologias e os momentos de atividades de produção dos alunos,
As dinâmicas sociais no contexto deste projeto, podem ser evidenciadas nas atitudes que se esperam dos alunos, tais atitudes foram previstas ao se montar o projeto, mas não é fácil conseguir resultados positivos com todos os envolvidos. Percebo que a maioria dos alunos tem demonstrado desenvolvimento satisfatório em sua aprendizagem em relação aos temas estudados no projeto, bem como na inter-relação com o grupo, mas sempre tem aqueles que apresentam dificuldades de compreensão, e às vezes desinteresse pelo tema, ou pelas atividades desenvolvidas, dificultando assim o atendimento dos objetivos em sua plenitude. Quando se constatam estes casos, devemos replanejar nossas ações.
Já em relação as possibilidades de mediação pedagógica, percebi que ao propormos este projeto para os alunos, levantamos um problema a ser estudado, dúvidas a serem elucidadas e possibilitamos a descoberta de novos caminhos e soluções para os problemas encontrados, sendo assim a intencionalidade do projeto foi atendida, porém em relação as práticas pedagógicas que prevê o professor como mediador entre o aluno e o conhecimento, ainda tem que ser repensada, pois alguns professores ainda tem dificuldades em inovar, buscar outros caminhos, viabilizar aos alunos meios de desenvolverem seus próprios projetos, recontextualizando aquilo que aprendeu e estabelecendo relações entre os conhecimentos, ampliando significativamente sua aprendizagem. Isto dificulta então o atendimento da intencionalidade do projeto e conseqüentemente o atendimento dos objetivos dos mesmos.

PLANO DE AULA.

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues .
Tutora: Vanja Marina Prates.
Turma :3.
Unidade:IV Currículo , Projetos e Tecnologias.
Cidade e data :Campo Grande , 26/8/2010. MS.
Unid.4Ativ.5 Plano de Aula postar na biblioteca material do aluno
Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
PROFESSORES:Leonides , Sandra, Elizabeth, Abenair ,Ana Maria e Lenita.

Plano de Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conscientizar da importância do meio ambiente. Conhecer ações individuais que ajudam na preservação do planeta. Propor atitudes práticas dentro da comunidade escolar que visem a preservação do planeta.
Duração das atividades
2 a 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Inicie sua aula pedindo que os alunos leiam a reportagem a seguir:
Atitudes que podem salvar o planeta.
http://www.terra.com.br/planetanaweb/352/terra_verde_352.htm
Discuta com a turma o que cada um pode fazer para ajudar o equilíbrio do meio ambiente. O que cada um já faz e as atitudes que poderiam fazer, o que impede que as realize?
Que tal propor uma gincana ecológica com os alunos, para mostrar que é simples e possível ter ações em prol do nosso planeta?
Aqui sugerimos algumas atividades, mas o professor pode incrementar com outras, pertinentes à sua prática docente e realidade local. O professor poderá decidir se fará esta gincana apenas com uma turma ou com toda a escola. Para trabalhar com toda a escola é necessário a participação dos colegas docentes e equipe pedagógica. É muito importante a participação da comunidade escolar também, pois as ações que serão iniciadas na escola se propagarão pelo entorno escolar, melhorando a vida de toda a comunidade.
Sugestões de atividades
1) Arrecadação e reutilização de tambores para lixo seletivo na escola. Caso sua escola não separe o lixo, essa é uma poderosa primeira ação a ser desenvolvida. Pode começar pedindo à comunidade escolar para arrecadar tambores que servirão de tambores de lixo, e tintas nas cores respectivas do lixo seletivo.
Com os tambores e tintas à mão, o professor poderá passar para as equipes da gincana, a tarefa de customizá-los nas cores apropriadas para a coleta seletiva do lixo.
Estas cores são:
• Azul: papel e papelão
• Amarelo: metais
• Vermelho: plásticos
• Verde: vidros
• Preta: madeiras
Também poderá contar com a ajuda dos professores de Artes para que esta customização ocorra utilizando a criatividade das equipes. Se for do interesse do grupo, poderá ser feito até um concurso artístico para escolher a lata mais bonita.
2) Plantio de árvores e mudas de flores. Conte com a ajuda do horto municipal de sua cidade para o fornecimento de mudas ornamentais. Debata com os alunos a importância deste plantio. Para executar esta tarefa, sugerimos o experimento a seguir “Como plantar uma árvore”
Como plantar uma árvore (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11807/ComoPlantarUmaArvore/ComoPlantarUmaArvore/plantar_arvores.htm)
3) Coleta de papel, papelão, caixas tetrapac, garrafas PET para realização de oficinas de reaproveitamento e reutilização de materiais recicláveis.
Aqui poderá ser pontuado mais a equipe que trouxer mais materiais, todavia, o professor deverá instruir os alunos que não devem consumir a mais apenas para gerar mais materiais recicláveis.
4) Oficina de reciclagem: As atividades das oficinas de reciclagem poderão ser feitas pelo professor de Ciência/Biologia em conjunto com o professor de Artes. A primeira proposta é fazer papel reciclado, as instruções de como fazer podem ser encontradas no endereço a seguir: http://www.ajudabrasil.org/6.567.html#13
Outra proposta é de reutilizar os materiais coletados, dando nova funcionalidade a eles. Este blog traz idéias muito interessantes que podem inspirar tanto professores de artes e biologia a trabalharem a sucata com seus alunos. O endereço é: http://reciclagemearte.blogspot.com/search/label/Pulseiras%20Ecol%C3%B3gicas. Há o passo-a-passo de como fazer pulseiras ecológicas e na coluna da direita é possível ir para outras postagens como o que fazer com caixas de leites e também um geral sobre reciclagem.
5) Sugerimos algumas aulas do Portal do Professor que tem atividades relacionadas com o tema desta aula, e o professor poderá adaptá-las para a gincana.
a. Lixo de todo o tipo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1888 Nesta aula há a indicação de um jogo sobre o descarte correto do lixo em sua respectiva lata.
b. Sistemas de tratamento do lixo - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1831 Trabalha os locais finais do lixo de uma cidade.
c. Lixo e Natureza não combinam - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1529 Ótima aula com muitos recursos interativos que o professor poderá adaptar para virar uma tarefa da gincana.
MAIS AULAS..
Qual é o nosso papel diante da conservação do Meio ambiente? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1040
Impactos Antrópicos no meio ambiente. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=905

Reciclagem: http://reciclagew.vilabol.uol.com.br/index.htm#lata
Reduzir, reutilizar e reciclar: http://wqreciclagem.vilabol.uol.com.br/Index.htm
Ao fim das atividades, peça que os alunos façam individualmente um mapa conceitual de todas as ações que podem ser feitas para salvar o planeta e o que elas acarretam de bônus para o ambiente. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula. Para um mapa conceitual ser funcional ele deve ser explicado por quem o fez; ao explicá-lo, a pessoa externaliza significados e de que maneira a pessoa internalizou e correlacionou os conhecimentos adquiridos.
Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf
Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/
Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Como plantar uma árvore Experimento prático
Recursos Complementares
Sítios sobre ações que podem salvar o planeta Meio ambiente urgente: http://www.meioambienteurgente.blogger.com.br/ Ações diárias que salvam o planeta: http://www.estadao.com.br/especiais/as-acoes-diarias-que-salvam-o-planeta,19069.htm Lixo colorido, lixo consciente: http://www.pauliceiamadeiras.com.br/lixo_colorido/lixo_colorido.htm Reciclagem: http://www.ajudabrasil.org/6.567.html#10 http://www.seed.slb.com/subcontent.aspx?id=4110 http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI69948-16270,00-A+TERRA+QUE+QUEREMOS+EVITAR+EM.html http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI18194-16270,00-E+POSSIVEL+EVITAR+UMA+TRAGEDIA+DESSAS.html http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI8555-16270,00.html
Avaliação
Ao fim das atividades sugeridas, peça aos alunos que desenvolvam um mapa conceitual de tudo o que eles podem fazer para salvar o planeta. Além disso, eles devem fazer uma breve dissertação na forma de uma carta de compromisso com o meio ambiente. A avaliação se dará pela produção do mapa conceitual e dissertação, além da participação dos alunos durante as atividades.
Fonte: Portal do Professor.

Experiências com integração de tecnologia no currículo.

Cursista:Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina Prates
Turma:3
Unidade:IV Currículo , Projetos e Tecnologia
Cidade e data :Campo Grande .MS.25/8/2010.
Unid_IV_Ativ.4 Experiências com integração de tecnologias no currículo.postar na biblioteca material do aluno.
Na escola as mudanças não acontecem rapidamente como na tecnologia. Isso é um fator que precisa ser superado, porque nos dia de hoje, não se usam apenas livros, jornais e revistas como subsídios do material didático. Os novos recursos, entre eles a Internet, passaram a ser usados em situações de ensino-aprendizagem.
Este foi o elemento motivador para a discussão envolvendo experiências com a integração de tecnologias ao currículo. Para isso, reuniram cinco professores das disciplinas de Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura e Matemática com a finalidade de discutir e trocar experiências em situações de ensino-aprendizagem abordando temas como a navegação pela Internet, ferramenta de autoria (blog) e hipertexto, adequando ao currículo leitura e produção textual em Língua Portuguesa e Literatura; a utilização do Power Point na construção de gráficos (estatística) e o geoplano para visualização de um sólido geométrico planificado, recursos utilizados em Matemática; e em Filosofia as abordagens sistemática, histórica, temática e textual para a reflexão e análise de diversos temas, pesquisados na Internet ou através de vídeos.
Segundo o relato do grupo as atividades desenvolveram-se em uma média de
quatro a seis aulas, e possibilitaram a troca de experiências entre professor e aluno.
Análises em diferentes perspectivas foram abordadas. Assim, argumentou-se sobre a necessidade de desenvolver, junto aos professores das disciplinas citadas, a capacidade de representação dos conteúdos que ministram, em múltiplas linguagens, apoiadas em diferentes meios de comunicação, ou tecnologias educacionais, seja interativas ou convencionais, como forma de agregar valor ao seu próprio trabalho, qualificando o produto de sua pesquisa.
E, ainda, que os professores não devem descuidar do planejamento de elementos destinados a enriquecer a exposição dos conteúdos, mesmo que a transmissão de conhecimento não seja considerada como atividade predominante do contexto da relação professor-aluno.
Sobre a questão da formação, discutiu-se que o professor necessita desenvolver habilidades específicas para conhecer e explorar as linguagens e os recursos tecnológicos oferecidos pelos ambientes de produção e disponibilização de
multimídia, bem como de mídias convencionais, como as explicações orais, os livros
ou mesmo a lousa (quadro de giz).
Além da reflexão sobre a importância do uso das diferentes tecnologias na atividade docente falou-se também, sobre o comportamento do aluno diante das TICs, que o mesmo deixou de ser passivo para se tornar ativo no seu processo de ensino- aprendizagem. Ele passou a desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, e pesquisar.
Por outro lado, notou-se que a questão do erro como forma de construção. Nesse sentido, errar não é um problema, porque não implicou em vergonha e nem punição, mas sim, em um momento para refletir e encontrar a direção lógica da solução.
Professores: ● Lizionete e Rafael (Matemática) ● Ronaldo (Filosofia)
● Rosângela (Língua Portuguesa)
● Rosimeire (Literatura)

Possibilidades de contribuiçaõ das tecnologias.

Cursitas:Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora:Vanja Marina Prates
Turma :3
Unidade:IV Currículo , Projetos e tecnologias.
Cidade e data :Campo Grande , 26/8/2010.MS.
Unid4_Ativ2A_Possibilidades de contribuição das tecnologias. Forum
abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual A tecnologia na Educação requer um olhar mais se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.O uso da tecnologia no contexto escolar requer a formação, o envolvimento e o compromisso de todos os protagonistas do processo educacional (professores, diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos), no sentido de repensar o processo de ensino e aprendizagem na e para a sociedade do conhecimento.

PROPOSTA DE ATIVIDADES , ESBOÇO INICIAL.

Cursitas Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora:Vanja Marina Prates
Turma3
Unidade:III.Prática pedagógica e mídias digitais
Cidade e data Campo grande.MS. 4/8/2010.
Ativ.3.5-Proposta de atividades , esboço inicial.Postar na biblioteca material do aluno
Jogo das imagens
Planejamento para disciplina de Matemática – 1º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Relação número-quantidade.
Ano2010-08-04 de ensino: 1º ano
Tema: Jogo das imagens
Objetivo:
Utilizar da contagem oral e relacionar número-quantidade.
Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, tesoura.
Conhecimento Prévio :
Ter noções de quantidade e relação dos números até 10, saber utilizar a contagem oral e fazer adições entre as quantidades apresentadas.
Atividade motivacional:
Expor que esta aula precisa de atenção e muito raciocínio. Todos os alunos irão gostar da aula, conseguir resolver a situação-problema e aprender.
Encaminhamento Metodológico:
Iniciar explicando que eles irão brincar com o jogo das imagens. Entregar algumas imagens para os alunos, que irão contar a quantidade de objetos encontrados em cada imagem. Também deverão registrar a resposta na folha sulfite, que poderá ser colada no caderno.
Bibliografia :htt://www.editorapositivo.com.br/editora-professores-e-coordenadores/

Produtos e objetos do portal do professor.

Cursitas:Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina
Turma 3
Unidade :Unidade III –Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Campo Grande/MS 2 de agosto de 2010.
Atividade 3.3, “Produtos e objetos do portal do professor”
Biblioteca-Material do aluno.
Vídeo – Tratamento da água.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23426
Site: http://www.addp.pt/topas/intro.htm
Comentário: Site muito interessante. Não tem apenas vídeos, tem varias atividades a ser desenvolvida sobre tudo que envolve a água, bom para ser trabalhado com turma de ensino fundamental, o conteúdo é bem adequado ao 6º ano.
Áudio – Aprender para não aquecer
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21692
Site: http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2076.html
Link:http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/2121.html
Comentário: Seguindo esse caminho existem vários áudios informativos. São áudios contando histórias sobre reciclagem.
Animação – Chuva ácida.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12435
Site: http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-45-,00.html
Comentário : Existem muitas coisas que pode ser aproveitada em todas as diciplinas , vai do interesse de cada docente em consultar os sites.

Compartilhando Descobertas

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina PRATES
Turma: 3
Unidade:III
Cidade e data :Campo Grande.MS,1/8/2010.
Unidade3.ativ4-Compartilhando descobertas.Esta atividade será postada na biblioteca.


COMPARTILHANDO DESCOBERTAS

Ao visitar e visualizar o site http://www.curtanaescola.org.br/ achei muito legal , é uma das atividades com dicas interessantes; é impressionante a riqueza de assuntos que podem ser abordados com os curtas.
Eu e colega Sílvia após assistirmos alguns filmes pensamos logo em filmar nosso recreio que seria visto posteriormente por todos os alunos e professores e estes conjuntamente pensariam em ações para minimizar a violência na escola pois este momento deveria ser de recreação e descanso na escola geralmente é de brigas e correrias.
Também pensamos no quanto elevaria nossa auto estima se passássemos a filmar nossas apresentações e o quanto isso melhoraria nossa qualidade nas apresentações após assistir vídeo com alunos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tecnologias na minha escola

CURSISTA: LEONIDES NABHAN RODRIGUES.
TUTORA: VANJA MARINA PRATES
TURMA: 3.
UNIDADE: I- TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA.
ATIVIDADE: 4 . TECNOLOGIAS NA MINHA ESCOLA.
AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA MINHA ESCOLA.
 SALA DE INFORMÁTICA (COMPUTADORES E PERIFÉRICOS);
 FILMADORA;
 MÁQUINA FOTOGRÁFICA DIGITAL;
 SOM PORTÁTIL COM CAIXA AMPLIFICADA;
 DVD;
 PEN DRIVE;
 TELEVISÃO;
 DATA SHOW;
 GRAVADOR;
 RETO PROJETOR.
SALA DE INFORMÁTICA: USADA DIÁRIAMENTE, APÓS AGENDAMENTO DAS AULAS, CURSOS PESQUISAS E OUTROS;TELEVISÃO E DVD: UTILIZADAS EM SALA DE AULA;FILMADORA: SE USA PARA FILMAGENS DE ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DENTRO DO RECINTO ESCOLAR;DATA SHOW: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES E AUXILIA NA DIDÁTICA DO PROFESSOR;PEN DRIVE: ONDE GRAVAMOS O NOSSO PLANEJAMENTO , ATIVIDADES DIVERSAS,PROVAS PARA SEREM IMPRIMIDAS E UTILIZADAS NA ESCOLA;RÁDIO E CAIXA AMPLIFICADA: USAMOS EM SALA DE AULA E NO PÁTIO NA HORA DO RECREIO PARA ALEGRAR A CRIANÇADA;GRAVADOR: PARA AS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO;RETO PROJETOR: PARA CURSOS E EXPOSIÇÕES DIVERSAS.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

conhecendo repositório de material digital.

UNID.III-ATIV.3.2. FIZ UM BREVE PASSEIO PELOS SITES SUGERIDOS(DOMÍNIO PUBLICO E PORTAL DO PROFESSOR) E DESCOBRI VÁRIOS LINKS INTERESSANTES COMO:
-PORTAIS EDUCACIONIAS E OUTROS;
-PRODUÇÃO DE PROFESSORES;
-MUSEUS ;
-RECURSOS DIGITAIS;
PROJETOS DE ESCOLAS;
INCLUSÃO DIGITAL;
EDUCAREDE;
BIBLIOTECAS.
COISAS QUE JAMAIS CONSEGUIRIAMOS ACHAR SEM AJUDA DAS NOVAS TECNOLOGIAS.

sábado, 14 de agosto de 2010

Atividade2.7- Registro digital da esperiência, será postado na biblioteca.

Cursitas:Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora:Vanja Marina Prates
Turma :3
Unidade:2-
Cidade e data :Campo Grande,MS. 25/7/2010.
Atividade2.7- Registro digital da esperiência, será postado na biblioteca.

PROJETO AULA DE REFORÇO EXECUTANDO ATIVIDADES
Publico alvo: O trabalho está sendo desenvolvido com alunos do 1º ao 5º ano.
Objetivos: A proposta da atividade de reforço faz parte do planejamento do ano letivo em todas as diciplinas , sendo conduzida pelas professoras de cada turma com aulas práticas;
Para facilitar a aprendizagem dos alunos que já chegam com pouco conhecimento , envolvendo também a tecnologia.
Metodologia: A referida proposta ocorre em duas fases sendo que uma em sala de aula e a outra na sala de tecnologia.
Na sala de aula: Foram apresentadas a proposta do trabalho (assunto , objetivos , atividades a realizar , avaliação , execução). As professoras fizeram um levantamento oral e escrito dos conhecimentos prévios dos alunos em seguida foram feito os grupos de estudo.
Na sala de informática: As turmas divididas em grupos ficou um pouco apertado mais demos início nas atividades propostas. Foram logo prestando atenção , seguindo as orientações do quadro da sala de tecnologia ,abrir pasta com nome dos componentes de cada grupo ; dar oportunidade para todos do grupo manusear o computador ; chamar a professora responsável da disciplina ou da tecnologia quando necessário , os alunos demonstraram mais interesse , curiosidade ao usar o computador , alguns tiveram muitas dificuldades no manuseio do mesmo , mas com ajuda da professora de tecnologia foi de essencial e de grande ajuda. Apesar de estar em andamento os resultados estão sendo satisfatório mesmo com dificuldades de leitura e da escrita.
Essa foi uma experiência emocionante e gratificante pois tocamos o aspecto emocional das pessoas envolvidas e despertando a construção de novos conhecimentos.
Site lido:profedalva.blogspot.com

Atividade:5-Planejando uma atividade com hipertexto e internet

CURSITA:Leonides Nabhan Rodrigues
TUTORA:Vanja Marina Prates
Turma:3
Unidade:2
Atividade:5-Planejando uma atividade com hipertexto e internet
Data:Campo Grande,30/06/2010 postar na biblioteca

skip to main skip to sidebar
cursista :Leonides nabhan rodrigues
Planejando uma atividade com hipertexto e internet
Monteiro Lobato Objetivos: · Despertar o interesse pela literatura pré-modernista e regional brasileira · Conhecer a biografia do autor · Pesquisar sobre as obras do autor. · Utilizar a Internet como fonte de pesquisa. · Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos. Justificativa: Levar o aluno a conhecer a vida e obra do autor brasileiro que será tema do Festival Literário do Roosevelt, este ano, utilizando hipertexto e acessando a Internet. Desenvolvimento: O trabalho será realizado em duplas, que deverão acessar e navegar em alguns destes sites indicados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato
http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/
http://www.memoriaviva.com.br/mlobato/index2.htm Deixar por algum tempo os alunos navegarem livremente. A pesquisa sobre o autor será dividida em: biografia, obras, principais personagens e fotobiografia e as duplas deverão fazer anotações. Em sala de aula a professora deverá direcionar a organização das informações coletadas pelos alunos, na internet e investigar com os alunos como foi à experiência de utilizar uma nova fonte de pesquisa. Os hipertextos ajudaram a compreender melhor o texto? Recursos: Cds; Internet; Vídeos;
Livros. Avaliação: A avaliação será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse e o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, leitura e escrita. Avaliar também a criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos através da apresentação final dos trabalhos, para sua turma e para toda comunidade escolar. Assim será mostrado todo o resultado de seu trabalho de pesquisa.

Unidade: 1- Tecnologias na socidade , na vida e na escola

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora: Vanja Marina Prates
Turma (3)
Unidade: (1- Tecnologias na socidade , na vida e na escola)
Cidade e data : Campo Grande ,2/6/2010 MS
Atividade-4 postar na biblioteca
TECNOLOGIA NA ESCOLA

AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA MINHA ESCOLA

o Sala de informática (computadores e periféricos);
o Filmadora;
o Máquina fotográfica digital;
o Som portátil;
o DVD;
o Pen Drive;
o Televisão ;
o Data Show , gravador e reto projetor.


Sala de Informática: usada diariamente , após agendamento das salas , cursos diversos , pesquisa na internet e outros;

Televisão e DVD: utilizados em sala de aula;

Filmadora:se usa para filmar os acontecimentos importantes dentro do recinto escolar;

Data-show e pen-drive:apresentação de trabalhos e auxilia na ditática do professor;

Rádio e gravador:usamos em sala de aula , no pátio envolvendo alfabetização;

Reto projetor: para cursos e esposições de projetos trabalhos feito em lãminas

Atividade2.2B.O que é um hipertexto?Postar na biblioteca.

Cursitas: Leonides Nabhan Rodrigues
Tutora:Vanja Marina Prates
Turma :3
Unidade:2.Internet , Hipertexto e Hipermídia
Cidade e data :Campo Grande,16 de junho de 2010.
Atividade2.2B.O que é um hipertexto?Postar na biblioteca.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital , ao qual agrega-se a outros conjuntos de informações na forma de blocos ,de textos,palavras,sons ou imagens, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou links. Esses links ocorrem na forma de textos ,cones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, que estendem ou complementam o texto principal.Hipertexto e Internet.Uma das maiores controvérsias a respeito deste conceito é sobre seu vínculo obrigatório ou não com a internet o outros meios digitais.Hipertexto e Educação.O trabalho com hipertexto pode direcionar o aluno em pesquisa ,produção textual, trazendo vantagens na construção de conhecimentos compartilhados.

Unidade:2 - Internet-Hipertexto e Hipermídia.

CURSISTA: Leonides Nabhan Rodrigues.
Tutora: Vanja Marina Prates.
Turma:3
Unidade:2-Internet , Hipertexto e Hipermídia.
CAMPO GRANDE/MS, 16 de junho de 2010.
ATIVIDADE2-2A-PERCEPÇÃO/HIPERTEXTO-POSTAR NA BIBLIOTECA.
NO QUE PERCEBI APÓS NAVEGAR EM HIPERTEXTO É QUE A CONTRIBUIÇÃO DO MESMO PARA A EDUCAÇÃO ESTÁ NA PARTICIPAÇÃO ATIVA E CONSCIENTE DO ESTUDANTE , NA POSSIBILIDADE DE PRODUZIR , REFAZER , DESTRUIR E RECONSTRUIR , TRAZENDO NOVOS OLHARES PARA O MESMO ASSUNTO , QUE É MAIS DINÂMICO ATRAVÉS DO COMPARTILHAMENTO DE IDÉIAS QUE O CIBERESPAÇO NOS PROPICIA.